Atualmente, fusões e aquisições entre organizações têm sido comuns em diversos setores ao redor do mundo. Mas afinal, o que é fusão e aquisição? E por que elas ocorrem?
A fusão é uma operação de associação que envolve duas ou mais empresas que resolvem juntar os seus patrimônios para consolidar uma nova sociedade comercial, o que faz com que não existam mais individualmente. Na maioria dos casos, envolvendo empresas do mesmo porte. Entretanto, na aquisição, é um pouco diferente, pois o patrimônio total de uma organização de menor porte passa a ser controlado total ou parcialmente por outra de maior porte.
Um dos principais determinantes que motivam as organizações a realizar esse tipo de operação é a racionalização da produção, ou seja, produzir mais e melhor a um custo menor, eliminando a repetição de atividades e difusões operacionais. As organizações também buscam reforçar a sua posição competitiva no setor em que atuam e/ou o acesso a novos mercados consumidores. Além disso, há casos em que o propósito também é assumir uma posição predominante, ou até mesmo monopolista, num determinado mercado, o que pode, muitas vezes, trazer mais prejuízos que benefícios aos consumidores.
Referência: VEJA.com <http://veja.abril.com.br/perguntas-respostas/fusoes-aquisicoes.shtml>