Como vimos anteriormente, as fusões
entre organizações ocorrem principalmente para enfrentar a forte concorrência
do mercado e para reduzir os custos operacionais, entre outras coisas. Porém, é
importante ressaltar o papel que a comunicação interna tem nesse novo cenário
na qual as organizações e seus públicos internos se encontram
Ao ocorrer a fusão de companhias, há
um contraste de culturas organizacionais muito forte. E padronizar e unificar
tais culturas e passar esse conteúdo aos colaboradores é um tanto difícil. É essencial que nesse momento os profissionais
responsáveis pela comunicação se dediquem a fazer esse processo de transição o
mais natural possível para todos os colaboradores, e também facilitar a
implantação e o gerenciamento das novas mudanças de forma clara e transparente.
É fundamental também avaliar os
veículos de comunicação interna a serem utilizados na nova estrutura
comunicacional da empresa. É uma
maneira de divulgar as informações e acabar com o medo e a insegurança entre os
funcionários, abrindo canais de diálogos que sejam eficientes.
Os comunicadores devem estar atentos
que o processo de fusão demanda tempo e deve receber atenção antes, durante e
depois. E que o tempo de assimilação e adaptação às novas modificações
organizacionais de cada funcionário é diferente e é fundamental tentar evitar
ao máximo a insatisfação dos mesmos com a nova postura política da empresa.
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