sexta-feira, 6 de abril de 2012

A Comunicação Interna nas Fusões


Como vimos anteriormente, as fusões entre organizações ocorrem principalmente para enfrentar a forte concorrência do mercado e para reduzir os custos operacionais, entre outras coisas. Porém, é importante ressaltar o papel que a comunicação interna tem nesse novo cenário na qual as organizações e seus públicos internos se encontram
Ao ocorrer a fusão de companhias, há um contraste de culturas organizacionais muito forte. E padronizar e unificar tais culturas e passar esse conteúdo aos colaboradores é um tanto difícil.  É essencial que nesse momento os profissionais responsáveis pela comunicação se dediquem a fazer esse processo de transição o mais natural possível para todos os colaboradores, e também facilitar a implantação e o gerenciamento das novas mudanças de forma clara e transparente.
            É fundamental também avaliar os veículos de comunicação interna a serem utilizados na nova estrutura comunicacional da empresa.  É uma maneira de divulgar as informações e acabar com o medo e a insegurança entre os funcionários, abrindo canais de diálogos que sejam eficientes.
Os comunicadores devem estar atentos que o processo de fusão demanda tempo e deve receber atenção antes, durante e depois. E que o tempo de assimilação e adaptação às novas modificações organizacionais de cada funcionário é diferente e é fundamental tentar evitar ao máximo a insatisfação dos mesmos com a nova postura política da empresa.

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