quinta-feira, 24 de maio de 2012

Estudo de Caso Santander – Real: Cultura Organizacional


     Por Thamyres Struzani
    
     O Banco Santander finalizou, em 2011, a fusão das marcas Real e Santander, inicializada em 2008. O processo foi gradual, tanto para os funcionários quanto para os clientes das duas empresas.  E como vimos nos posts anteriores o quanto complexo é o processo de fusão, principalmente para o público interno, o Santander decidiu trabalhar essa junção de uma maneira devagar para minimizar os possíveis problemas de comunicação.
     Esses procedimentos de fusões e aquisições causam muitas mudanças, principalmente na cultura organizacional. Ao se unirem, as duas empresas acabaram criando uma nova cultura que precisa ser informada para todos os funcionários, novos e antigos do Santander, de uma maneira simples.
     No caso do Santander, o procedimento de construção da nova cultura  foi positivo e animador, como podemos observar no comunicado feito à imprensa pelo presidente da Santander Brasil, Fábio Barbosa: “Esse é um momento histórico para nós. A criação de uma nova cultura, que reúne inovação e sustentabilidade, nos ajudou a ser mais fortes agora do que era a soma das nossas partes há dois anos”.
    Nesse novo cenário global em que todas as empresas estão inseridas, viu-se a importância da valorização do funcionário.  As organizações sentiram uma necessidade de criar relações mais sólidas e consistentes com seus trabalhadores, no momento em que perceberam que eles além de serem funcionários, também são formadores de opinião de mais alta credibilidade. A cultura resultante dessa fusão certamente é feita e pensada para melhorar a qualidade dessas relações entre empresa e trabalhador.


FONTES:http://www1.folha.uol.com.br/mercado/825442-santander-completa-extincao-da-marca-banco-real.shtmlhttp://g1.globo.com/economia-e-negocios/noticia/2010/11/santander-anuncia-fim-da-marca-real.htmlhttp://www.comunicacaoetendencias.com.br/fusao-organizacional-como-fica-a-cultura-o-case-real-santander

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