sábado, 16 de junho de 2012

Considerado o maior negócio do setor de telefonia da época, surge a aquisição da Oi pela Brasil Telecom


Por Giovanna Rossi

Após um longo processo de negociações, em abril de 2008, a empresa Oi conseguiu comprar a Brasil Telecom. Considerado o maior negócio do setor nos últimos anos, a expectativa da aquisição era levar a Oi a ter posição dominante em todos os estados brasileiros, com exceção de São Paulo.
A operação demorou a ser consolidada, pois não era permitida pelas regras do setor de telecomunicações, para ter continuidade, a compra dependia de uma modificação no Plano Geral de Outorgas (PGO), na qual possui um decreto presidencial que impedia que duas concessionárias de telefonia fixa tivessem o mesmo controlador.
Por conta de todas essas dificuldades pelas quais a Oi passou, o processo de comunicação interna foi muito falho, ou praticamente nulo. Para começar não houve nenhum plano para de comunicação interna para esclarecer dúvidas sobre o assunto da aquisição e nem informar sobre isso, ao contrário, os colaboradores ficaram sabendo da aquisição por meio da imprensa. Depois que tudo já estava resolvido e consolidado, os funcionários foram informados do feito por meio de um email do RH escrito basicamente que a BrT passou a pertencer a Oi e nada mais.
A repercussão da notícia foi das piores, houve agitação, devido à incerteza do futuro. Após essa situação o novo presidente procurou a todos os funcionários para realizar reuniões a fim de explicar as mudanças e tranqüilizar em relação a salários e desligamentos. Foi o único sinal de aproximação entre a Oi e os colaboradores. Por conta disso, houve insegurança, pois muitas perdas no quadro de funcionários não foram repostas. Ocorreram muitos desligamentos, sobretudo da diretoria, os salários foram congelados, as pessoas que tinham aumento para receber ficou quase um ano sem o benefício. Os estagiários tiveram uma redução de salário em tordo de 35%. E os terceiros tiveram o pagamento atrasado por três meses e seus contratos foram revistos.
Por conta de todos esses problemas citados acima, é possível concluir que a comunicação da Oi não é um modelo a ser seguido. Ela foi praticamente nula, deixou seus funcionários na mão, sem nenhuma informação o que causou grande insegurança neles e isso pode atrapalhar a empresa como um todo, sua rotina, suas ações e seus resultados. Funcionários engajados e seguros proporcionam ótimos resultados para a organização.


FONTES: http://www.estadao.com.br/noticias/economia,entenda-o-processo-de-fusao-entre-a-oi-e-a-brasil-telecom,295353,0.htm; 
http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u387389.shtml

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