Por Giovanna Rossi
Após um
longo processo de negociações, em abril de 2008, a empresa Oi conseguiu comprar
a Brasil Telecom. Considerado o maior negócio do setor nos últimos anos, a
expectativa da aquisição era levar a Oi a ter posição dominante em todos os
estados brasileiros, com exceção de São Paulo.
A operação
demorou a ser consolidada, pois não era permitida pelas regras do setor de
telecomunicações, para ter continuidade, a compra dependia de uma modificação
no Plano Geral de Outorgas (PGO), na qual possui um decreto presidencial que
impedia que duas concessionárias de telefonia fixa tivessem o mesmo
controlador.
Por
conta de todas essas dificuldades pelas quais a Oi passou, o processo de
comunicação interna foi muito falho, ou praticamente nulo. Para começar não
houve nenhum plano para de comunicação interna para esclarecer dúvidas sobre o
assunto da aquisição e nem informar sobre isso, ao contrário, os colaboradores
ficaram sabendo da aquisição por meio da imprensa. Depois que tudo já estava
resolvido e consolidado, os funcionários foram informados do feito por meio de
um email do RH escrito basicamente que a BrT passou a pertencer a Oi e nada mais.
A
repercussão da notícia foi das piores, houve agitação, devido à incerteza do
futuro. Após essa situação o novo presidente procurou a todos os funcionários
para realizar reuniões a fim de explicar as mudanças e tranqüilizar em relação
a salários e desligamentos. Foi o
único sinal de aproximação entre a
Oi e os colaboradores. Por conta
disso, houve insegurança, pois muitas perdas no quadro de funcionários não
foram repostas. Ocorreram muitos desligamentos, sobretudo da diretoria, os
salários foram congelados, as pessoas que tinham aumento para receber ficou
quase um ano sem o benefício. Os estagiários tiveram uma redução de salário em
tordo de 35%. E os terceiros tiveram o pagamento atrasado por três meses e seus
contratos foram revistos.
Por conta
de todos esses problemas citados acima, é possível concluir que a comunicação
da Oi não é um modelo a ser seguido. Ela foi praticamente nula, deixou seus
funcionários na mão, sem nenhuma informação o que causou grande insegurança
neles e isso pode atrapalhar a empresa como um todo, sua rotina, suas ações e
seus resultados. Funcionários engajados e seguros proporcionam ótimos
resultados para a organização.
FONTES: http://www.estadao.com.br/noticias/economia,entenda-o-processo-de-fusao-entre-a-oi-e-a-brasil-telecom,295353,0.htm;
http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u387389.shtml
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